quinta-feira, 16 de outubro de 2008


" O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: 'Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes'. Saindo dali chorou amargamente". Lc. 22. 61-62

Quem nunca passou por uma situação semelhante? Situação da qual você está precisando de alguém e quando esse alguém pode te ajudar, ele te da as costas!! A diferença é que Jesus sabia que Pedro o negaria e nós não sabemos quem pode nos dar as costas e muitas vezes somos surpreendidos com isso!

Jesus estava na situação mais dificil do seus 33 anos aqui na Terra. Além do sofrimento que teve fisicamente, da angústia que passou antes da pregação, a rejeição e inúmeros sentimentos que teve, Ele teria que ficar alguns instantes sem a presença do Pai, creio que essa deve ter sido a maior dor de Jesus, e quando Ele se prepara para enfrentar isso, Ele busca força em oração. (Lc. 22-43).

Nesse momento em que Jesus se sente aflito, com medo do que vai enfrentar, Ele não fica apenas orando para Si mesmo, Ele volta para alertar seus discipulos que devem se manter acordado para orar, pois a carne é fraca e eles podem cair em tentação se não orarem. (Mt. 26.41)
Nessa passagem de Matheus, Jesus diz isso para seus discipulos, porém ele se volta para Pedro.
Podemos notar que Jesus estava alertando a Pedro sobre não cair em tentação, Ele estava preocupado com o que Pedro passaria logo em seguida. Pedro negaria Jesus, o seu Salvador!

O que mais me chamou a atenção no texto de Lucas citado no início, foi "O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro". Posso imaginar como foram esses segundos de troca de olhares, imagino Jesus olhando fixamente para Pedro e com dor no coração de ter sido negado por alguém que caminhou tão de perto, era diferente a negação do seu querido discipulo do que dos soldados que o arrastavam. E para Pedro? Imagino ele olhando para Jesus por pouquissimo tempo e então abaixando seus olhos de vergonha, por ter caído na tentação de negar seu amado Amigo. Isso acarretou uma dor profunda em Pedro, que o vez chorar amargamente, ele se arrependeu do que fez.

Nós podemos estar em ambas situações, de negar e ser negado. As vezes negamos ajuda a tantas pessoas, próximas e distantes, porém notamos o grau da dor quando somos negados. Existe momentos em nossas vidas, em que pensamos e dizemos : "tal pessoa me ajudará! ele jamais negaria ajuda para mim" e quando esse momento chega, nos surpreendemos com um "não te conheço" dito indiretamente.
Infelismente isso acontece muito no meio cristão, infelismente os "Pedros" negam mais que os "soldados", ou seja, aquele irmão do seu lado, que é tão abençoado por Deus te apoia menos e te fortalece menos nos seus momentos dificeis do que aquele amigo que está fora desse ciclo, que ainda não conhece e não vive a Palavra de Deus.

Eu procuro não me preocupar com isso e não "enxergar" essas situações, porém é dificil, porque me machuca de verdade, mas a questão é, eu tenho sido assim para com os meus irmãos? É fácil ver as atitudes e omissões do que está sentado ao seu lado, mas o desafio é ver a si mesmo!
Pedro negou Jesus, Judas traiu Jesus e os outros 10 discipulos?? Jesus ficou sozinho, ninguém o ajudou.

Temos que parar com o egoísmo, parar com o EU sofro com isso, EU to sendo prejudicado(a), EU fui rejeitado(a), precisamos ver o que fazemos e deixamos de fazer para com o próximo e sermos exemplo de Cristo para com os outros. Não quero dizer que o cristão é melhor do que aquele que vive sem Jesus, quero dizer que seria muito mais agradável aos olhos de Deus ver que Seus filhos dão exemplo de humanidade, de caráter. O justo tem que viver a Palavra e não decorá-la e se esconder atrás dela.

Que nós possamos viver como Cristo viveu e nos arrependermos como Pedro se arrependeu!

Nenhum comentário: