sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Tempero da Vida


Gosto muito de cozinhar e de comida bem temperada. Um dos temperos que uso é o azeite, uso ele em saladas, carnes, legumes, enfim, acho que ele da um toque especial no sabor.
O azeite de oliva é um produto bem antigo, clássico da culinária contemporânia. Para obte-lo, é necessário esmagar a azeitona.

O azeite não é apenas uma opção culinária. Na Bíblia ele é utizado como símbolo da presença de Deus e do Espírito Santo.
Quando Noé soltou uma pomba da arca, ela retornou trazendo um ramo de oliveira.
Em Betel, Jacó derramou azeite em uma coluna de pedra, quando teve experiência sobrenatural com Deus.
Os judeus usavam azeite em diversas ciscunstâncias e uma delas era na cura de leprosos.

Um dos lugares que Jesus gostava de orar e de se encontrar com seus discípulos, era em um jardim em Jerusalém, chamado Getsêmani, que significa, "prensa de azeite", ou seja, um olival.
Foi nesse jardim que Jesus disse que sua alma estava em tristeza mortal, pois havia chegado a hora em que Ele seria entregue nas mãos dos soldados para que estes o esmagassem. (Mc. 14.41)

A escolha do local onde Jesus passou momentos de agonia, tem a ver com o que aconteceria com Ele, pois seria esmagado para que a humanidade recebesse salvação, cura, libertação.

Não estou igualando o sofrimento do Mestre com o processo do azeite, mas Jesus gostava de ensinar seus discípulos através de parábolas. Fico imaginando, Jesus sentado no jardim com os 12, rodeado de oliveiras, olhando para as azeitonas e mentalizando pelo processo que elas passariam para a produção do tão precioso azeite. Imagino Ele pensando a Seu próprio respeito, da Sua situação que estava tão perto, e visualizando pelo que passaria para que a humanidade adquirisse a tão preciosa salvação da vida eterna!

Podemos temperar os alimentos com o azeite, mas as nossas vidas precisam de Cristo para que tenham um sabor irreconhecivel e valioso, que sem dúvida é o melhor "tempero".
Autora: Loani Rossi

Um comentário: